quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Romaria da Terra



Cinco pessoas da paróquia de Mamborê representaram a Diocese de Campo Mourão na 25ª Romaria da Terra, realizada no dia 15 de agosto de 2010, em Adrianópolis-PR.

A Comissão Pastoral da Terra - CPT, do Paraná, que realiza a mesma, escolheu como tema, para este ano, “Território e Comunidades Tradicionais”, com a atenção voltada para os descendentes de africanos que vivem em comunidades quilombolas.

Adrianópolis se localiza na região metropolitana de Curitiba, às margens do Rio Ribeira, que separa o Paraná de São Paulo. O município apresenta um dos menores IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do país. A CPT escolheu Adrianópolis para a realização da Romaria, deste ano, pelo fato de ter 13 comunidades quilombolas vivendo no município. Destas, 8 são reconhecidas, mas nenhuma delas é titulada.

Houve uma caminhada e a concentração na praça da igreja de Adrianópolis. Nas celebrações, o destaque foi para a cultura dos quilombolas, mostrando suas dificuldades por viver em uma terra estrangeira e sendo oprimidos.

O termo “quilombola” é a designação para o escravo que fugia de seus donos e se refugiava em quilombos.


Equipe do Jornal Servindo da Diocese de Campo Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário