sábado, 23 de outubro de 2010

A Santidade e a Morte!

A todos a minha saudação! Estamos nos aproximando do mês de novembro, mês de celebrar com alegria, pois são celebrados dois momentos que nos são essenciais na vida. No dia 01, todos os Santos e no dia 02 finados. Isto quer dizer que faz parte da nossa vida de uma forma integral, pois a todos cabe a santidade ainda em vida, pois após a morte prestaremos conta de tudo que aqui fizemos e oxalá termos trilhado o caminho rumo à perfeição humana.
A santidade deve ser uma ânsia nossa, pois a nossa meta deve ser a Vida Eterna, mesmo que muitas vezes nos perdemos neste caminho, pois buscamos acentuadamente as coisas que são apenas do mundo, esquecendo o essencial para nossa alma. O interior humano, que poderíamos dizer que seria a nossa consciência, mostra-nos se estamos no caminho certo, à alma humana trás diante das nossas ações as reações interiores, como angustias e tristezas.
Buscar alimento para sanar esta fome da alma é fácil, pois sabemos onde já está. Porém, é exigente para nós a competição deste mundo, que nos suga o máximo possível e pouco se fica para as coisas do alto, e buscar as coisas de Deus deve ser primordialmente a nossa meta, este é o grande convite que nos faz o Apóstolo Paulo: “Se, pois, ressuscitas com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus” (Col 3, 1).
Nossa alma anseia pela santidade, pela paz, tanto que o salmo  41,1 diz: “ Assim como a corça suspira pelas águas correntes, igualmente suspira por vós a minha alma”. Não tem como fugir dessa realidade, podemos fazer o que quisermos tentar até fugir de nós mesmos, mas no deparamos com o nosso existencial. Interessante o salmo 138, que mostra esta realidade humana de tentar fugir de Deus, mas Deus está em todos os lugares, é Onisciente. 
 Por sinal o ser humano vive nesta dicotomia, pois ao mesmo que quer Deus, está também diante do mundo com tudo que ele oferece, é muito fácil pra nos perder e desencontrar do nosso verdadeiro objetivo neste mundo, que é a nossa santificação.  
Ao celebrar o dia dos Finados, contemplamos esta dimensão da santificação humana através das obras realizadas aqui em vida, de que Jesus tendo passado pela morte, ressuscita possibilitando a cada um de nós à continuidade da vida na presença do Deus Onipotente. Por sinal o próprio Jesus Cristo após a sua morte e Ressurreição vem nos dizer: “Não perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também. Na casa de meu Pai tem muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós” (Jo 1, 1-3).
Nesta confiança do Deus da Ressurreição, busquemos amá-lo cada vez mais, fazendo da nossa vida um verdadeiro perfume, que exale o cheiro de Deus aos homens e mulheres deste mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário